terça-feira, 26 de maio de 2015

PREPARANDO O SEMINÁRIO...

 O que é um seminário? - Dinâmica de estudo em grupo a partir da proposição e da discussão de um tema; - O estudo envolve apresentadores e platéia; - Requer preparo prévio – coleta de material bibliográfico acerca do tema, leitura, redação e metodologia de apresentação oral. Qual a finalidade de um seminário? - Aprofundar um tema; - Propiciar o debate; - Socializar o conhecimento; - Despertar o interesse; - Estimular a participação; - Tornar o estudo aprazível. Como organizar um seminário? - Eleição do coordenador (dirigir trabalhos) e secretário (garantir participação); - Participação e comprometimento dos membros do grupo; - Definição do tema e criação de uma estrutura de tópicos;

- Elaboração de um roteiro de trabalho; - Adequação da abordagem ao tempo e ao público; - Distribuição das tarefas entre os membros do grupo; - Estipulação de prazo para o cumprimento das etapas do roteiro de trabalho; - Disposição dos recursos necessários; - Reunião de finalização e ensaio; - Apresentação do seminário.

 Quais as etapas de um seminário? - Distribuição da programação à platéia (visão geral do seminário - apresentação dos tópicos, dos palestrantes e instituições) e do relatório ou do artigo à banca examinadora; - Abertura do seminário com a apresentação do grupo e do tema (coordenador) 3 - Introdução - contextualização do tema e apresentação da estrutura de tópicos (coordenador – 3 a 4 minutos); - Desenvolvimento – análise de cada tópico e o encadeamento lógico e coerente entre os mesmos - (demais membros do grupo – 7 a 10 minutos); - Conclusão – reflexão, síntese e ênfase nos pontos chave sobre tema (secretário – 5 a 6 minutos), e; - Discussão – consolidação dos aspectos fundamentais a cerca do tema (platéia e grupo); Qual a forma da apresentação? - Domínio do tema e do tópico (visão geral e do detalhe); - Fala fluente e espontânea – sem leitura do texto ou exposição decorada; - Durante a fala, voz alta com pronúncia clara das palavras; - Exposição do assunto dentro de uma seqüência lógica; - Priorização dos aspectos essências nos 5 minutos iniciais; - Preparo do encadeamento para o próximo tópico;

- Controle sobre a postura corporal; - Prevenir situações que desviam a atenção do público; - Uso correto do tempo pré-estabelecido (média de 15 a 20 minutos). Qual é a postura ideal do palestrante? - Colocar-se de pé; - Variar o tom de voz; - Optar por frases curtas; - Deixar as mãos livres para que os gestos apareçam; - Olhar para o público não apenas para uma pessoa da platéia; - Deslocar-se lentamente dentro do espaço da apresentação; - Ficar de frente para platéia – jamais de costas; - Inclinar o queixo em 90º para facilitar a fala; - Usar o vestuário correto; - Evitar a gíria e as situações cômicas; - Esboçar semblante que revele confiança e simpatia; 4 Como o corpo se expressa – de forma negativa? - Mãos nos bolsos: preciso me proteger; - Mãos nos cabelos: tenho a intenção de seduzir ou preciso puxar as idéias; - Rosto inclinado: estou com baixa estima e pouco preparado; - Braços cruzados: estou sendo ameaçado; - Pisar forte: estou inseguro; - Sobrancelhas franzidas: estou preocupado e com dificuldades; - Sorriso eterno: estou tentando enganar; - Tosse fingida: preciso cair fora; - Mão ajustando o colarinho: tenho dificuldade em lidar com a pressão; - Gestos rápidos e mãos trêmulas: estou nervoso; - Olhos fixos em uma pessoa: você é o meu predileto; - Mão fechada atrás das costas: estou com raiva; - Bater os dedos sobre a mesa: estou sem paciência; - Bater os pés ritmicamente: estou irritado; - Morder a boca: vou partir para agressão; - Dar as costas à platéia: tenho desprezo por todos. Como o corpo se expressa – de forma positiva? - Sorriso autêntico, confiante e oportuno: estou de bem com a vida; - Calma frente a situações inesperadas: sou tolerante; - Rosto erguido: estou confiante e acredito na minha capacidade; - Palmas das mãos expostas: estou sendo sincero e não tenho nada a esconder; - Pontas dos dedos unidas e mãos espalmadas: estou comprometido com a verdade; - Olhar distribuído na platéia: tenho respeito e consideração por todos.

 Como desenvolver uma boa oratória? - Praticando, praticando e praticando.

BOM SEMINÁRIO,

Prof Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário