quinta-feira, 12 de março de 2009

HUMANIDADE


Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem... um apelo à fraternidade universal... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: “Não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.


Texto da obra: " O último discurso"- Charles Chaplin


Diante do texto questiono o que falta à humanidade para que ela seja melhor? Por que, ao invés de amar o homem odeia cada vez mais?

4 comentários:

  1. esse texto do charles chaplin e muito bom , vc fez umas boas perguntas para quetionamento , otima pergunta para pararmos, pensarmos e filosofarmos, essa tambem é uma pergunta q me intriga muito eu fico refletino ela diariamente , mas nunca caho uma reesposta para ela o q esta acontecendo no mundo e´uma vergonha , principalmente essa falta de desumanindade entre as familias é pai matando filho , filho matando pai e mae , crianças menores de doze anos sendo violentadas pelos pais dentro de casa , fico me perguntando , se o mundo continua desse jeito, onde vamos parar ?

    ResponderExcluir
  2. Me deparo com esse questionamento também... qual será o futuro da humanidade?

    Valeu Rafael, gostei da participação...

    cadê o restante da turma?

    Bom final de semana

    ResponderExcluir
  3. Não acho que o homem esteja odiando cada vez mais e sim que o capitalismo, com o seu desejo deplorável por capital, deixou a mente do ser humano difusa e poluída! Querendo ou não, o homem ainda é uma marionete movida por aquilo que ele 'pensa' que acredita e que é 'certo' e penso que tudo isso só irá mudar com devida educação e formação de nós jovens!

    P.S. estava procurando a muito tempo um blog que tenha pensamentos construtivos e o seu foi um dos primeiros que eu encontrei. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá Straws!!!
    Concerteza o capitalismo tem tomado conta da humanidade, esquecendo um pouco o fator existencial e a essência de se constituir homem. Neste momento me recordo dó célebre pensamento de Hobbes: " O homem é o lobo do homem". Valeu pela participação e, conto com suas sugestões para postagem.
    Abraços

    Leandro

    ResponderExcluir